O Contador de Historias
1- Quais os valores aprendidos na família biológica de Roberto? Quais crenças aquela família possuía?
Trata-se de uma família pobre, grande e sem nenhuma perspectiva de futuro promissor, mesmo assim não faltava carinho a Roberto e seus nove irmãos. Como aprendizado de valores, Roberto ‘recebeu’ de sua mãe esperança, ao ver em um noticiário a oportunidade ‘perfeita’ para
Roberto se tornar um dia doutor.
2- Quais os valores aprendidos com a pesquisadora?
A pesquisadora Margherit ensinou a Roberto a importância de se importar e confiar nas pessoas, mesmo Roberto sendo ‘levado’ ela sempre o dedicou muito carinho, educação e acima de tudo paciência.
3- O que muda a vida de Roberto? Descreva como e em quais momentos você percebe a mudança de crenças e valores, dê exemplos.
O carinho e a atenção por parte da pesquisadora se tornam o principal fator na mudança da vida de Roberto. É possível notar-se essa mudança em momentos onde ele se interessa pelo livro ‘Capitão Nemo’ que a pesquisadora lê para Roberto, em seguida começa a aprender ler conseguindo posteriormente concluir a leitura de todo o livro. A percepção de mudança se torna concreta quando Roberto não compactua com o furto praticado por ‘cabelinho de fogo’ e ainda se empenha para resgatar o objeto furtado.
4- Qual o papel da sua família (aluno) na formação de seus valores e crenças? A família ocupa um papel único e indispensável na formação de qualquer cidadão. Todo nosso ‘ser’ direta ou indiretamente está relacionado a cultura de nossa família, sendo ela biológica ou adotiva.
Particularmente dizendo, minha família foi e continua sendo a principal motivação para meus estudos, é olhando para eles que me fortaleço agradecidamente e sigo em frente para que tudo o que foi feito, jamais se torno em algo em vão. Família é tudo !