Casa da cascata
(Fallingwater House)
Fig. 01: Vista frontal (http://www.portodesign.com.br/blog/classicos-da-arquitetura-casa-da-cascata-por-frank-lloyd-wright/)
No século XX, situada em Bear Run, Pensilvânia a sudoeste de Pittsburgh, surge a casa da cascata, uma das mais famosas residências modernas . A casa foi projetado por Frank Lloyd Wright para a família Kaufmann, como sua casa de campo.
Indo de encontro as expectativas, a casa foi erguida ao beirar de uma queda d’agua, e não de frente a cascata, surpreendendo a todos ao mostrar uma visão completamente única da água caindo. O convívio com o espaço ao seu redor tornou-se parte do seu cotidiano proporcionando aos moradores sentirem a força com que a água cai, não visualmente, mas através do som que se produz, percorrendo toda a casa. Justamente como Frank Lloyd falou para os Kaufmanns: “Quero que viva com sua cascata. Não quero que a veja, mas que faça parte integrante da sua vida”. Fig. 02/03: Casa pré construção (http://prezi.com/ql3nvwgg1las/copy-of-casa-da-cascata-frank-lloyd-wright/)
Em setembro de 1935 o projeto foi iniciado.A construção inicia-se em 1936 e em dezembro de 1937 o edifício principal fica pronto. Na formação da casa encontra-se uma sala de estar ampla e com uma cozinha compacta no nível térreo, uma suíte principal no segundo andar e em seu terceiro andar o lugar de estudos e dormitório do filho dos Kaufmann. O anexo dos hóspedes e serviços fica pronto em 1939.
Fig. 04 : Planta Baixa (http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAuuwAB/casa-cascata)
A construção da casa levou pedras da própria região nas suas paredes verticais, tanto na parte externa quanto na parte interna da casa, que juntamente com seu piso em pedra marrom acaba por dar um ar cavernoso ao ambiente.
Fig. 05/06 : Interior (http://decoracaoeinvencao.blogspot.com.br/2011/03/fallingwater-casa-da-cascata.html /