casa da cascata
A casa da Cascata, é conhecida também como casa kaufmamm, (nome dos primeiros proprietários), foi projetada em 1934 pelo Arquiteto Frank Lloyd Wright, e construida em 1936 no sudoeste rural da Pensilvânia. Sua principal característica é o fato da obra ter sido erguida parcialmente sobre uma pequena queda dágua , e do arquiteto ter se servido dos elementos naturais existentes ali, como pedras, a vegetação e a água, constituintes na composição arquitetônica.
O desenho estrutural da casa foi empreendido por Wright, em associação com Mendel Glickman e William Wesley Peters.
Para os pavimentos principais Wright e sua equipe usou vigas com a placa plana na face inferior formando o teto do espaço de baixo.
Na obra predominam os terraços projetados logo acima da cascata, que permitem apreciar uma vista das montanhas e árvores. Os muros de pedra remetem às rochas do local e criam uma atmosfera protegida.
A casa foi implantada no local, pretendendo buscar uma continuidade à natureza, em conjunto com a vegetação, as rochas e o riacho, o objetivo do arquiteto era dar a entender que a casa havia surgido junto com o próprio crescimento orgânico. O projeto foi pensado inicialmente de fora para possuir uma continuidade com o meio ambiente externo, o interno foi uma conseqüência, portanto percebem-se que o arquiteto adequou as características externas do entorno com a realidade da funcionalidade interna da casa.
Amplitude da sala de estar, o piso aproveitado da pedra existente no local.
A divisão interna do edifício não apesenta nenhuma complexidade, mais uma concentração dos espaços comuns no entorno da sala de estar que caracteriza-se como espaço primordial , e uma redução do tamanho dos dormitórios e cozinha considerados espaços residuais.
A casa é formada por duas partes: a casa principal, construida entre a 1936 e 1938, e o quarto de hospedes finalizado em 1939, contem ambientes simples : uma sala de estar ampla