Casa Na Cascata
Frank Lloyd Wright (1867-1959), um dos maiores arquitetos do século XX, Norte-americano, criou os verdadeiros marcos da arquitetura mundial do século passado, como alguns de seus trabalhos mais reconhecidos, tem-se a Casa na Cascata (Fallingwater House, 1935) o nome pelo qual é conhecida a residência Edgar Kaufmann, e o museu Guggenheim de Nova York (1959), seu nome é em homenagem a Solomon Robert Guggenheim, criador da fundação e deste museu.
- Casa: características
Sua principal característica é o fato de ter sido erguida parcialmente sobre uma pequena queda de água servindo-se dos elementos naturais ali presentes (como pedras, vegetação e a própria água) como constituintes da composição arquitetônica. Assim como várias outras obras de Wright, foi construída com materiais experimentais para a época.
- Conceito da casa
O principal conceito da casa da cascata é integrar o projeto a natureza que está em seu entorno, moldando-a sobre a topografia que está presente sem alterá-la, preservando o meuo ambiente e integrando- o harmoniosamente, buscando assim uma qualidade de vida melhor e ao mesmo tempo um respeito a natureza.
Já a parte estrutural da Casa da Cascata foi empreendido por Loyd em associação com Mendel Glickman e William Peters, que tinha sido responsável pelo desenho das revolucionárias colunas que foram um elemento do desenho de Wright para o Johnson Wax Building.
- História da Casa
É considerada uma das mais famosas casas do mundo, a casa leva o nome da família de seu primeiro proprietário “Kaufmann”, mas é mais conhecida como Casa na Cascata.
Está localizada a sudeste de Pittsburgh, Estado da Pensilvânia, Estados Unidos da América.
O desenho da edificação foi elaborado no ano de 1934 pelo arquiteto Frank Loyd Wright;
Loyd é considerado o introdutor da arquitetura moderna em seu país;
Seu proprietário era Edgar Kaufmann Sr, cujo seu filho filho Edgar Jr. fora aluno de arquitetura de Loyd.
A residência foi construída no meio