Casa da cascata
A casa da cascata (Fallingwater house) é considerada uma das casas mais famosas do mundo, é uma residência localizada no Estado da Pensilvânia, Estados Unidos.
O edifício foi projetado pelo arquiteto Frank Lloyd Wright em 1934. Frank inovou em seu país introduzindo a arquitetura moderna, a principal característica é pelo o fato de ter uma queda de água junto a casa, assim causando uma alusão de que a casa faz parte dos elementos naturais ali presentes, como vegetação, pedras e a própria água.
O proprietário era um homem de negócios Edgar Kaufmann que acabou dando o nome da casa de Casa Kaufmann. Filho de Edgar fora aluno de arquitetura de Wright. A casa foi construída no meio de um bosque, onde inicialmente era utilizada como uma casa de verão, hoje a casa é um museu.
1. HISTORIA
Edgar Kaufmann Sénior foi um homem bem sucedido de negócios em Pittsburgh, fundador da loja de departamentos Kaufmann’s. Filho de Edgar Sr. estudou brevemente com Wright e um certo dia o convidou para a obra-prima “La Tourelle”, casa de Kaufmann criada pelo o arquiteto local Benno Janssen. Os Kaufmanns e Wright casualmente apreciavam bebidas refrescantes na La Tourelle, quando Wright teve a oportunidade de encantar o possível cliente, disse ao filho de Edgar, num tom de voz que seu pai pudesse ouvir, “Edgar, esta casa não é digna dos seus pais...” Assim despertou o interesse dos Kaufmanns para uma casa mais digna, e assim surgiu a Casa da Cascata como resultado final.
Os Kaufmanns possuíam algumas casas fora de Pittsburgh, algumas cabanas e com uma queda de água. As cabanas estavam se deteriorando ao ponto de precisarem ser reconstruídas, foi quando Sr. Kaufmann entrou em contato com Wright.
Em Novembro de 1934, Wright pediu o mapa topográfico da área em volta da queda de água onde incluiu todos os rochedos, arvores e topografia. Ao longo de nove meses Wright projetou a casa e rapidamente fez um esboço para que Kaufmann visualizasse a ideia, foi onde o