Casa da cascata
Entre inúmeras construções wrightianas esta é a mais famosa, pois foi projetada sobre uma cascata, entre colina da Pensilvânia. Frank Lloyd Wright, considerado um grande arquiteto da América, desenhou a casa para seus clientes, a família Kaufmann.
Os Kaufmann possuíam um acampamento de verão para os empregados de sua loja de departamento, que ficava localizado ao longo de um córrego chamado Bear Run. Durante a grande depressão ocorrida em 1929, a vida se tornou difícil para muitas pessoas, assim os funcionários já não tinham tempo nem dinheiro para visitar Kaufmanns Summer Camp. Assim, a família decidiu fazer de sua própria propriedade rural o acampamento e verão, mas com a pavimentação da estrada que ficava próxima a propriedade, o barulho do tráfego se tornou intenso e decidiram que era hora de construir uma casa mais moderna.
A família se voltou para Frank Lloyd Wright para projetá-la. Naquela época, Edgar Kaufmann Jr. (filho da família) que ficou interessado nas ideias de Wright e foi estudar com ele em sua escola de arquitetura.
Os futuros hóspedes tinham se tonado muito interessado em arte moderna e design, estavam intrigados com as ideias de Wright, e pediram para que ele desenhasse uma nova casa. O arquiteto, que apreciava a natureza, sabia que os Kaufmanns queriam algo especial em Bear Run, com isso, o arquiteto inovador decidiu tornar a cachoeira uma parte da nova casa e visitando a região em 1934 para pedir um mapa topográfico.
Segundo Edgar Kaufmann Jr: “Wright concebe o edifício como uma série de tabuleiros separados por breves massas de pedras e inteiriços nos bordos. Ficou a massa da chaminé diretamente sobre um grande macinho e ao redor dela projetou os espaços”. (ZEVI, Bruno, 2004, pág. 152).
Curiosidades sobre Fallingwater:
Os moradores foram: Edgar Kaufmann Sr. (1885-1955), sua esposa Liliane S. Kaufmann (1889-1952), e seu filho, Edgr Kaufmann Jr. (1910-1989). A casa foi utilizada pela família Kaufmann até 1963, quando foi