O consumo com a possibilidade da internet como mass media e o direcionamento da publicidade
MARCELO GENEHR MORAES TAMIRES LOPES |
[ O CONSUMO COM a possibilidade DA INTERNET COMO MASS MEDIA E O DIRECIONAMENTO DA PUBLICIDADE] | |
1. INTRODUÇÃO
A popularização da Internet e o desenvolvimento e criação de novas plataformas de acesso a rede mundial como os smartphones, PDA, o acesso cada vez mais frequente das redes wi-fi, o desenvolvimento das redes de 3G e a expectativa da chegada do 4G com a realização da Copa do Mundo no Brasil, nos colocam frente a uma nova questão, estaria a Internet tomando o espaço dos veículos tradicionais? E mesmo com a possibilidade de interação com o receptor, estaria a Internet se tornando um “mass media”, ou seria ela ainda uma mídia segmentada? Na pratica, e na teoria, há a possibilidade hoje de se comunicar na internet com um público talvez maior do que em um anúncio de televisão em horário nobre, essa grande exposição é muito maior do que alguns jornais considerados veículos de massa. A convergência entre os meios é também cada vez maior.
E se a Internet está cada vez mais no nosso dia a dia, o que dizer das redes sociais que conectam centenas de milhares de usuários proporcionando a estes experiências nunca antes sentidas. E esse consumidor que passa cada vez mais tempo se expondo nas redes sociais, pode ser mapeado? Pode ser definido de forma mais clara? Podemos entender quais são os seus anseios, seus desejos?
Vamos tentar levantar essa questão e entender como funciona hoje à publicidade direcionada que empresas como o Google e o Facebook vêm fazendo, utilizando as informações e os “rastros” que os seus usuários vem deixando em suas plataformas.
2. MASS MEDIA
As chamadas mídias de massa ou “mass media” acabam tendo uma grande influência no comportamento da sociedade, pois conseguem transmitir e moldar a opinião social, e isso acontece de várias formas como pela publicidade, pelas notícias e também pela forma de abordar, ou não, os fatos do nosso cotidiano. A mídia de