O conhecimento
QUESTÃO 1: – A filosofia e o mito foram formas que o homem encontrou para enfocar, conhecer e compreender a realidade, isso ocorria na medida em que ele procurava suprir suas necessidades, pois não há conhecimento que se realize fora da relação do homem com o mundo. Sendo assim, qualquer tipo de conhecimento que o homem possui não é neutro ou desinteressado, mas construído sob uma perspectiva social, política e cultural, e, portanto, histórica, ou seja, à medida em que o homem se relaciona com outros homens, ele adquire e constrói entendimentos sobre a realidade que o cerca. Neste processo de construção, o conhecimento que é produto de uma prática que se faz social e historicamente situada, pode ser espontâneo ou de sendo comum, científico e também filosófico.
Com base nas aulas ministradas e de acordo com os assuntos discutidos em sala, escreva um texto dissertativo que discuta “a importância do senso comum e do conhecimento científico para a vida do homem”.
- O conhecimento é a principal forma em que o ser humano interage com o mundo. Ele oferece ao ser humano o que ele precisa para conhecer o que já surgiu, o que esta surgindo, e o que ira surgir, capacitando a forma de conhecer o passado, presente e futuro, pois os conhecimentos adquiridos são para sempre utilizados e necessários. As duas formas de classificar o conhecimento são a do senso comum e a forma cientifica. Então surgi à forma de estudar o conhecimento, a científica que cria, especializa e explica como os resultados obtidos foram encontrados, para que eles servem ou servirão. Mas a ciência também valida ou desvalia os resultados encontrados do senso comum, criando a possibilidade de dizer que o senso comum está certo apenas para o próprio ser humano dono do seu senso comum e não para outros. As duas formas de conhecimento dependem uma da outra para que se concretizem, mostrando também que estes conhecimentos estão se modificando ao decorrer do tempo,