o conhecimento filosófico
Tema: O conhecimento filosófico
Valparaiso de Goias
Colégio estadual almirante tamandaré
Gestor: Isaque de paiva gomes
Professora: Divina
Disciplina: Filosofia
Tema: O conhecimento filosófico
Semestre: 1°
Etapa: 3°
Turma: Unica
Turno: Noturno
Valparaiso de Goias
Introdução
O conhecimento filosófico é racional. Basea-se na especulação em torno real,tendo como objeto a busca da verdade. O conhecimento filosófico não se preocupa em verificar se as conclusões tiradas são válidas cientificamente. Esse conhecimento está em busca de conclusões sobre a vida, o universo ultrapassando o limite imposto pela ciência.
O conhecimento filosofico
O conhecimento filosófico tem por origem a capacidade de reflexão do homem e por instrumento exclusivo do raciocínio. Como a Ciência não é suficiente para explicar o sentido geral do universo, o homem tenta essa explicação através da Filosofia. Filosofando, ele ultrapassa os limites da Ciência – delimitado pela necessidade da comprovação concreta – para compreender ou interpretar a realidade em sua totalidade. Mediante a Filosofia estabelecemos uma concepção geral do mundo.
Tendo o homem como tema permanente de suas considerações, o filosofar pressupõe a existência de um dado determinado sobre o qual refletir, por isso apóia-se nas ciências. Mas sua aspiração ultrapassa o dado científico, já que a essência do conhecimento filosófico é a busca do “saber” e não sua posse. Tratando de compreender a realidade dos problemas mais gerais do homem e sua presença no universo, a Filosofia interroga o próprio saber e transforma-o em problema. É, sobretudo, especulativa, no sentido de que suas conclusões carecem de prova