Fundamentos da Fisica
Fundamentos da Física
Física Continental Aplicada ao Trafego Urbano
Mirian Mônica Viégas Miranda
Santarém 2014
Introdução
O movimento das pessoas e das mercadorias é o reflexo das diferentes atividades existentes numa sociedade, sendo um fator determinante para a qualidade de vida das pessoas. O ramo da Engenharia que se ocupa do movimento eficiente e seguro de pessoas e bens na rede viária é designado por Engenharia do Tráfego que tem com objeto o estudo da mobilidade e como objetivo dar segurança e conforto pelo sistema viário, garantindo o acesso das pessoas aos locais (acessibilidade). Por outro lado o sistema de transportes, qualquer que seja a perspectiva que se tome, tem como elementos essenciais o usuário , o veículo e a via.
ENGENHARIA DE TRÁFEGO: CONCEITOS BÁSICOS
Se tratando dos modos rodoviários, Engenharia de Tráfego é a área do conhecimento que tem como objetos o planejamento, projeto geométrico e operação de tráfego em vias, suas redes, terminais, lotes lindeiros e relações com outros modos de transporte. A Engenharia de Tráfego tem como objetivo assegurar o movimento seguro, eficiente e conveniente de pessoas e bens (PIGNATARO, 1973).
Diferentemente da maioria das outras áreas da Engenharia, a Engenharia de Tráfego trata de problemas que não dependem apenas de fatores físicos, mas frequentemente incluem o comportamento humano do motorista e do pedestre e suas inter-relações com a complexidade do ambiente.
Neste sentido, a Engenharia de Tráfego caracteriza-se como uma área de conhecimento interdisciplinar (como de resto toda a Engenharia de Transportes). Uma equipe completa de projetos de tráfego deve ser composta, segundo alguns autores, por: engenheiros civis, engenheiros de estruturas, engenheiros de tráfego, arquitetos, paisagistas, urbanistas, planejadores urbanos, sociólogos, geógrafos urbanos, economistas, matemáticos (matemática aplicada), advogados e