curiosidades sobre cobre, metal, ouro, mercurio
O zinco é um mineral importante, sendo essencial para que inúmeras reações químicas ocorram no organismo. Ele está presente em mais de 300 enzimas, intervém no funcionamento de certos hormônios e é indispensável à síntese de
A deficiência de zinco está associada a uma maior susceptibilidade às infecções virais, uma vez que ele interfere na síntese das imunoglobulinas e na manutenção da função imune.
De acordo com a especialista, o zinco desempenha importante papel na reprodução, necessário para ovulação, produção e maturação do esperma e fertilização.
Além disso, a deficiência de zinco também é prejudicial para o paladar e digestão que acarreta redução da percepção do gosto, com isso ocorre redução do apetite e a ingestão alimentar será prejudicada. O zinco apresenta ainda importante ação no processo digestório, pois auxilia na produção de ácido clorídrico, além de formar várias enzimas envolvidas na digestão dos alimentos.
O mineral participa ainda da formação de uma enzima cujo desequilíbrio pode ocasionar distúrbios de atenção. Quando há falta de zinco, podem ser observados sintomas como diminuição de memória, concentração e convulsões. Em casos mais graves de deficiência podem ocorrer distúrbios de comportamento.
— O zinco é fundamental para o adequado crescimento e desenvolvimento de crianças, sua deficiência pode acarretar diminuição da atividade motora, do desenvolvimento cognitivo e da massa óssea proteínas, à reprodução e ao funcionamento normal do sistema imune.
Zinco na indústria
É bastante utilizado nos setores da agricultura, pecuária, ferroviário, elétrico, construção civil, entre outros, aplicado como revestimento metálico para evitar corrosões. Também é empregado em ligas de utilização industrial para fundição sob pressão, na indústria automobilística, de eletrodomésticos e na produção de componentes de vários segmentos industriais. Sua importância se deve às