EFEITOS LIXO ELETRONICO
Telefones Celulares
Baterias;
Computadores;
Televisores;
Câmeras otográficas;
Impressoras
Celulares
Definição
Lixo tecnológico também conhecido como lixo Eletrônico que é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos.
Devido ao avanço tecnológico e o rápido crescimento e a modernização desse ramo o uso de equipamentos eletrônicos tornaram-se quase descartáveis. Pois compramos e breve, a outros mais moderno no mercado.
O problema é que este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.
São poucos projetos para sua resolução, podendo ser medido pela popularização da tecnologia em todo o planeta.
De onde vem todo esse lixo?
A maioria dos equipamentos são descartados em lixo comum além das pilhas e baterias que são compostos por materiais altamente tóxicos como chumbo, mercúrio ou cádmio e não biodegradáveis, na qual não passam corretamente pelo processo de reciclagem.
Segundo um estudo realizado pela empresa Umicore (Empresa Internacional de Tecnologia de Materiais) em parceria com empresas que produzem baterias, "a cada bateria recarregável reciclada poupa-se a emissão de 70% de
CO² na atmosfera e gera economia de 70% no consumo de energia nos processos [...]” A reciclagem acontece sem produzir impactos ao solo, ao ar e à água, aproveitando todos os componentes". (BECHIOLLI, 2005, p. 5)
Segundo
informações da ONU esse mercado frenético de aparelhos eletrônicos, em destaque o celular, faz o mundo movimentar cerca de um trilhão de dólares no setor.
São 40 milhões de toneladas por ano, exemplo dos celulares, são cerca de 1,5 bilhões de dispositivos substituídos anualmente. Imaginamos nos anos seguintes o que será do planeta ?
Jogados em terrenos
Em nascentes
Cotaminação do meio ambiente;
Esses metais contamina o solo, a água e o ar e desta forma