O conhecimento cientifico, características, implicações morais e sociais e neutralidade ou não neutralidade.
1- Faça um quadro comprando as características do senso comum e do conhecimento cientifico.
Senso comum Conhecimento científico
Empirismo Explicações científicas
Baseado em crenças e valores Baseado em leis e regras
Assistemático Sistemático
Subjetivo Objetivo
Fragmentário Linguagem rigorosa
2- Os tópicos relacionados a seguir visam verificar a compreensão dos temas abordados no capitulo. Explique cada um deles.
a) Distinção entre valores cognitivos e valores morais e sociais na ciência;
Os valores cognitivos da ciência são a simples busca pelo conhecer, sem ter como alvo a pratica ou uso do conhecimento adquirido, seria um conhecimento imparcial, autônomo e neutro. No âmbito moral e social a utilização do conhecimento cientifico deveria visar o beneficiamento da sociedade, das vidas humanas e do planeta, o que na pratica não acontece pois muitas pesquisas utilizam-se do conhecimento cientifico buscando formas de gerar mais e mais lucro e deixando de lado os interesses da sociedade para favorecer interesses próprios.
b) Neutralidade ou não neutralidade da ciência;
Conforme dito na questão anterior, o uso da ciência e seu conhecimento deveria se dar de forma imparcial, ou seja, neutra. Não deveria atender a interesses de um individuo ou um grupo de indivíduos, mas sim do todo. Porem não é raro encontrar casos onde o conhecimento cientifico é utilizado para interesse de poucos em detrimento do beneficio de muitos.
c) Responsabilidade do cientista.
O cientista deve ter em mente quando desenvolver sua pesquisa, todos os pressupostos e implicações futuras relacionadas a seu objeto de estudo. Analisar, com neutralidade de parte se possível, os reais benefícios de sua pesquisa e o impacto na sociedade