materias variaveis
Até aqui você vem sendo apresentado à lógica e pode conhecer sua definição e seu desenvolvimento na história. estes são conteúdos indispensáveis para que você possa avançar na compreensão e uso desse conhecimento. Pode perceber que a preocupação com a lógica não é atual, já estava presente entre os gregos, e que a lógica é um instrumento bastante utilizado pela ciência, na medida em que todo conhecimento para ser científico tem que ser lógico.
É muito importante, ainda, que você possa ter percebido, que a lógica deve ser aplicada na procura e demonstração da verdade. Quando falamos em procura da verdade, devemos ter claro que esse é um processo que envolve a relação do pensamento com a realidade. É exatamente em função destes elementos que se estabelecem as duas grandes divisões da lógica: a lógica formal e a lógica material – objeto desse capítulo.
Quando falamos em verdade no campo da ciência, nos referimos ao mundo fenomênico, ou seja, à realidade concreta, aquilo que aparece a cada um que busca a verdade. no entanto, a definição/conceituação dos fenômenos, liga-se necessariamente a operações mentais. Assim, é necessária a observação do pensamento, a forma pela qual ele deve se apresentar para que possua validade. em outras palavras, a validade de um argumento deve ser considerada no conjunto das operações do qual resultou. desde o momento de formulação da ideia até a construção do novo conhecimento com a formulação do argumento. veja que este processo implica uma reflexão em dois níveis: o nível das operações mentais, que se inicia com a formulação da ideia, e o nível da articulação do pensamento com a realidade, que se efetiva na formulação do argumento. são esses os problemas que se explicitam na aplicação da lógica e em decorrência dos quais são definidas as duas