O conceito de sociologia jurídica no pensamento moderno
Matéria: Sociologia jurídica
Professor: Alexandre Mota
Aluna: Leticia Mafioletti Maria
Seção 3 - O conceito de sociologia jurídica no pensamento moderno.
A sociologia jurídica desde sua origem, busca entender o direito como resultante do processo de organização da sociedade moderna. Com isso, os cientistas sociais desenvolveram diferentes percepções e concepções sobre a sociologia jurídica, estudando a relação entre a sociologia e o direito.
Sociologia e o direito: A sociologia é uma ciência que estuda a formação, desenvolvimento das sociedades. Já o direito, é o que assegura o equilíbrio da vida em sociedade. A sociologia precisa ser bastante dinamica para acompanhar o processo da sociedade. O homem é um ser social por natureza e ao ingressar na sociedade deve se adaptar ás normas que está sujeito, sendo elas impostas por um grupo social ou pelo Estado.
Com a evolução da sociedade, surgem novos conflitos e a necessidade da intervenção do direito. Logo, direito e sociedade coexistem, são realidades que se inter-relacionam.
Sociologia jurídica e suas controvérsias: Marx contribuiu com a sociologia jurídica, através da sua teoria do conflito, que estabelece relações entre o direito, estado, economia e sociedade. Marx acreditava que as forças econômicas na sociedade são as principais responsáveis pela modificação em todos os outros setores que compõem a sociedade. Porem, o direito é apenas uma superestrutura fundamentada nas condições econômicas, e é estabelecido pela classe econômica mais forte desde o início da humanidade. Marx também dizia, que direito é para garantir a dominação dos mais ricos aos mais pobres.
Durkheim definiu direito como regras de sanções organizadas, e para ele existem duas classes de direitos, o direito dos privilegiados e o direito dos não privilegiados pelo Estado. Ele diz que direito e sociedade tem uma íntima relação e um depende do outro.
Weber diz que as posições teóricas de Marx e Durkheim não poderiam