O Conceito de probabilidade
L A
53
53
Introdução
Nossa aula
O conceito de probabilidade N
esta aula daremos início ao estudo da probabilidades. probabilidades Quando usamos probabilidades?
Ouvimos falar desse assunto em situações como: a probabilidade de ser sorteado, de acertar numa aposta, de um candidato vencer uma eleição, de acertar o resultado de um jogo etc. Portanto, usamos probabilidades em situações em que dois ou mais resultados diferentes podem ocorrer e não é possível saber, prever, qual deles realmente vai ocorrer em cada situação.
Ao lançarmos para o alto uma moeda e quisermos saber se o resultado é cara ou coroa, não podemos prever o resultado mas podemos calcular as chances de ocorrência de cada um. Este cálculo é a probabilidade de ocorrência de um resultado.
Por meio dos exemplos desta aula, você aprenderá o cálculo de probabilidades.
EXEMPLO 1
Qual a chance de dar cara no lançamento de uma moeda?
cara
coroa
Solução:
Raciocinando matematicamente, os resultados cara e coroa têm as mesmas chances de ocorrer. Como são duas possibilidades (cara ou coroa) podemos dizer que as chances de dar cara é de 1 para 2. Isto é o mesmo que dizer que a probabilidade de o resultado ser cara é 1 ou 0,5 ou 50%.
2
Neste exemplo calculamos intuitivamente a probabilidade de o resultado ser cara e você deve ter percebido que a probabilidade de dar coroa é a mesma, 50%.
1
No entanto, quando dizemos que a probabilidade é 2 ou 50% isso não significa que a cada 2 lançamentos um vai ser cara e o outro vai ser coroa. O fato
1
de a probabilidade ser 2 ou 50% quer dizer apenas que as chances são iguais e que, se fizermos muitos lançamentos, é provável que aproximadamente metade deles dê cara como resultado.
EXEMPLO 2
A U L A
O chefe de uma seção com 5 funcionários deu a eles 1 ingresso da final de um campeonato para que fosse sorteado. Após escreverem seus nomes em papéis idênticos, colocaram tudo num saco para fazer o