O conceito de políticas públicas
SOUZA (2006, p. 45) diz que,
“As políticas públicas na sua essência estão ligadas fortemente ao Estado este que determina como os recursos são usados para o beneficio de seus cidadãos, onde faz uma síntese dos principais teóricos que trabalham o tema das políticas públicas relacionadas às instituições que dão a ultima ordem, de como o dinheiro sob forma de impostos deve ser acumulado e de como este deve ser investido, e no final fazer prestação de conta pública do dinheiro gasto em favor da sociedade.”
Concordo e acredito que politicamente o correto seria hoje, que o estado apresentasse um conjunto de políticas públicas que tivesse haver com os interesses da população, mas historicamente isso é uma coisa que vem acontecendo hora a serviço de alguma igreja ou de outros. Sempre predominando no caso do estado capitalista, que é o nosso, basicamente o estado que sucedeu a idade média, a questão da economia que é à base de sustentação material da política. Então a sociedade capitalista, o estado capitalista, vive e sobrevive também de decisões políticas na área de economia.
FERNANDES (2007, P.203) pontua que,
“... costuma-se pensar o campo das políticas públicas unicamente caracterizado como administrativo ou técnico, e assim livre, portanto do aspecto ‘político’ propriamente dito, que é mais evidenciado na atividade partidária eleitoral. Este é uma meia verdade, dado que apesar de se tratar de uma área