NR 18 Construção Civil
Construção civil é o termo que engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam arquitetos e engenheiros civis em colaboração com técnicos de outras disciplinas.
Os termos construção civil e engenharia civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a engenharia sendo elas civis e militares, cujo conhecimento, por exemplo, de engenharia militar, era destinada apenas aos militares e a engenharia civil destinada aos demais cidadãos. Com o tempo, a engenharia civil, que englobava todas as áreas, foi se dividindo e hoje conhecemos várias divisões, como por exemplo, a engenharia elétrica, mecânica, química, naval, etc. Exemplos como engenharia naval, dão origem à construção naval, mas ambas eram agrupadas apenas na grande área da civil.
No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) regulamenta as normas e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) fiscaliza o exercício da profissão e a responsabilidade civil. Toda a obra de construção civil deve ser previamente aprovada pelos órgãos municipais competentes, e sua execução acompanhada por engenheiros ou arquitetos registrados no CREA.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, a indústria da construção civil se segmentaem duas atividades básicas, edificações e construção pesada. O segmento edificações é compostopor obras habitacionais, comerciais e outras. O segmento de construção pesada agrupa viasde transporte e obras de saneamento, de irrigação/drenagem, de geração e transmissão de energia,de sistemas de comunicação e de infraestrutura de forma geral.
A indústria da construção - edificações caracteriza-se pela alta dispersão geográfica, produção debens fixos em uma área de trabalho temporária, com reduzido coeficiente de importação, mas elevadautilização de matérias-primas nacionais e por atividades