O conceito de normalidade em psicopatologia
1) Psiquiatria legal ou forense: Onde a determinação de anormalidade psicopatológica pode ter importantes implicações legais, criminais e éticas, podendo definir o destino social, institucional e legal de uma pessoa.
2) Epidemiologia psiquiátrica: Normalidade é tanto um problema como um objeto de pesquisa. A epidemiologia inclusive, pode contribuir para a discussão e o aprofundamento do conceito de normalidade em saúde.
3) Psiquiatria cultural e etnopsiquiatria : O conceito de normalidade em psicopatologia impõe a analise do contexto sociocultural.
4) Planejamento em saúde mental e políticas de saúde: Necessário estabelecer critérios de normalidade, principalmente no sentido de verificar as demandas assistenciais de determinado grupo populacional, as necessidades de serviços, quais e quantos serviços devem ser colocados á disposição desse grupo, etc.
5) Orientação e capacitação profissional: Importantes na definição de capacidade e adequação de um indivíduo para exercer certa profissão, manipular máquinas, usar armas, dirigir veículos, etc.
6) Prática clínica: É importante a capacidade de discriminar, no processo de avaliação e a intervenção clínica, se tal ou qual fenômeno é patológico ou normal, se faz parte de um momento existencial do individuo ou é algo francamente patológico.
CRITERIOS DE NORMALIDADE: Há vários critérios de normalidade e anormalidade em medicina e psicopatologia. A adoção de um ou