O Conceito de Ensino- John Passmore
Ministério da Educação
Fundação Universidade Federal de
O Conceito de Ensino- John Passmore
O Conceito de ensino desenvolvido por John Passmore diz que Ensinar é uma palavra com raízes profundas, com uma longa história. Palavra que possui uma multiplicidade de aplicações idiomáticas que não cabem numa definição capaz de nos mostrar a essência ou o verdadeiro significado de ensinar. Para Passmore ensinar, significa umas vezes refere-se a uma tentativa, outras vezes, ao seu sucesso, muitas vezes ensinar, significa tentar ensinar. É importante remover as ambiguidades.
Para este autor, uma situação de ensino configura-se pela relação triádica entre o ato de ensinar, a pessoa ou alguém a que se ensina, e o que ou algo que se está a ensinar.
Passmore diz que para ser bom professor tem, não só que se saber algo acerca daquilo que se está a ensinar, mas preocupar-se com isso e interessar-se pelos estudantes que se está a ensinar. Segundo Passmore, quando o professor está a ensinar seus alunos, ele estará necessariamente a ensinar os conteúdos. Assim, o desafio que é colocado pela estrutura triádica do ensino é o de conciliar o respeito pela criança e o respeito por aquilo que está a ensinar.
Uma pessoa ensina quando transmite factos, cultiva hábitos, treina habilidades, desenvolve capacidades, desperta interesses, ensina alguém a nadar ou a apreciar música clássica, mostra como funciona um foguetão lunar ou que, e porque, os planetas se novem em volta do sol.
O que é ensinar? -Paul H. Hirst
Segundo Hirst ensinar é, tecnicamente falando, uma atividade polimorfa, o que, literalmente, significa que pode tomar várias formas diferentes. As suas similares são atividades como trabalhar e jardinar, comparações explícitas estas que podem ajudar o processo de clarificação do conceito de ensino.
O que tem uma pessoa de fazer para estar a trabalhar? Conduzir um camião, operar com um torno mecânico, resolver problemas matemáticos, tirar