legislaçao e direitos sociais
Então, o debate decorrente deste conflito de interesses contribuiu para elaboração de várias teorias sociais. E algumas justificavam os rumos da nova sociedade industrial capitalista. E outras identificadas com os interesses dos trabalhadores, denunciavam a exploração e pregavam uma sociedade mais livre e justa.
Liberalismo econômico
Foi uma ideologia essencialmente burguesa que justifica a sociedade industrial capitalista, E os principais representantes foram: Adam Smith,Thomas Malthus, David Ricardo. Thomas Malthus: Ele escreveu o Ensaio sobre os princípios da população (1978), no qual ele expôs a tese de que o aumento da população crescia num ritmo bem mais rápido do que os meios de subsistência. De acordo com ele, para evitar esse descompasso, seria necessário uma restrição da procriação humana.
David Ricardo: Na obra Princípios da economia política, ele afirmou que o trabalho deveria ser encarado como uma mercadoria qualquer, sujeita à "lei da oferta e da procura". Se há muita oferta de trabalho, o preço dessa mercadoria diminui, resultando nos baixos salários. Para ele, não caberia ao Estado ou aos sindicatos exigir aumentos de salários contrários a essa "lei’’.
Socialismo
Entre as teorias que criticavam a exploração dos trabalhadores e as injustiças da sociedade industrial destacou-se o socialismo, que se dividia em diferentes correntes
Socialismo utópico e Socialismo científico, que também pode ser socialismo marxismo.
Socialismo utópico
Saint Simon, Pierre Joseph proudhon, e Robert Owen, são os criadores das primeiras correntes socialistas, que ficaram conhecidas como socialismo utópico, é uma expressão criada pelos adversários dessas correntes.
Saint Simon ele criticou o liberalismo econômico e a desumana exploração dos trabalhadores pelos proprietários capitalistas. Ele defendia a extinção das diferenças de classe e a construção de uma sociedade em que cada pessoa