O conceito da qualidade
De acordo com Garvin, os sinônimos de qualidade vão desde luxo e mérito até excelência e valor. Já John Oakland, afirma que a noção de qualidade depende fundamentalmente da percepção de cada um. Ou seja, o que tem qualidade para uns pode não atender às necessidades de outros. Assim, deve-se entender que a noção de qualidade depende da percepção de cada indivíduo. Como conceito, a qualidade existe há muito tempo, mas só recentemente surgiu como forma de gestão. Esta nova abordagem é resultante de um processo evolutivo. A qualidade dos produtos e serviços não é definida pelas empresas produtoras. Ela é determinada pelos clientes. A qualidade de um produto ou serviço é a percepção do cliente do grau em que o produto ou serviço atende às expectativas. Qualidade envolve bens e serviços, a falta de uma clara definição torna difícil para as empresas medi-la, controla-la e gerencia-la. Existem algumas definições alternativas aplicáveis ao mundo dos negócios atuais e suas implicações. As principais são.
Qualidade como excelência: quando um gerente precisa alcançar certas características para desenvolver certos produtos e serviços que trazem ao cliente algum prazer pessoal.
Qualidade como conformidade a especificações: é a medida da extensão em que o produto ou serviço está de acordo com as especificações do projeto.
Qualidade como adequação do uso: requer que o produto esteja de acordo com as condições e propósitos do cliente.
Desdobramento da função qualidade. O projeto da qualidade de um produto é a chave para o quality function deployment (QFD), ou desdobramento da função qualidade, uma abordagem disciplinada para a solução do problema da qualidade antes da fase de projeto de um produto. Desenvolvido por Yoji Akao, seu propósito foi criar um método de planejamento e execução do desenvolvimento do produto no sentido de linhas funcionais que conecta as expectativas do cliente às considerações do projetista, para assim relacionar os