O comportamento Organizacional é visto como Diferencial Competitivo para a Organização?
Curso: Administração. Turma: 304 NoturnoDisciplina: Comportamento organizacional
Prof. Antônio Sousa de Azevedo Neto
Aluna: Marina Alice de Carvalho Cordeiro
Tema: O comportamento Organizacional é visto como Diferencial Competitivo para a Organização?
A teoria comportamental da administração é uma abordagem que se ocupa das diferentes ciências do comportamento essa teorias abandona as posições normativas e prescritivas das teorias anteriores.
.Teoria cientifica e clássica:
Taylor enxergava a organização de uma empresa de baixo para cima e o Francês Fayol, de cima para baixo. O modelo de Taylor e Fayol corresponde a divisão mecânica do trabalho em que o parcelamento de tarefas é a mola do sistema.
.Teoria das relações humanas:
Vem se contrapor as teorias cientifica e clássica, dando ênfase as pessoas que trabalham na organização. Através da psicologia aplicada nas organizações, surgi uma nova concepção da natureza humana. As relações humanas passam a ser mais valorizadas dentro da empresa resultando na mudança antes centrada no “Homo econômico” substituído então pelo “Homo social”
A teoria comportamental surge no final do da década de 1940 com uma redefinição total dos conceitos administrativos contribuindo decisivamente para o surgimento de uma nova teoria mais democrática ensinando o homem a pesar mais e criar mais. o comportamento dos indivíduos e grupos dentro de uma organização e objeto de estudo do comportamento organizacional . A organização é um sistema cooperativo racional que só pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços. As pessoas ingressam e fazem parte de uma empresa para obter satisfação de suas necessidades. Para obter essas satisfações elas estão dispostas a fazer investimentos pessoais ou se sujeitam a certos custos. Por outro lado, as empresas recrutam pessoas com a condição que trabalhem e desempenhem suas tarefas, assim surge á interação entre Pessoa e