O comportamento do consumidor
18/11/02
RESUMO
O comportamento do consumidor é definido através de fatores pessoais ou variáveis demográficas os quais nos permitem traçar perfis de consumidores que conseqüentemente nos ajudam a entender as necessidades e desejos de consumo de vários segmentos distintos. Também é influenciado por diversos fatores, dentre eles: cultural, pessoal, ocupação, classe social, estilo de vida e psicológico.
Empresas devem analisar mais a fundo quem realmente decide a compra, variável de acordo com cada setor e segmento. As classificações de consumidores por meio de instrumentos de pesquisa são elementos de utilidade para compreensão e que podem determinar o consumo das pessoas.
O consumidor compulsivo não é um fator de interesse para o marketing, já que este não é influenciado por nenhuma estratégia para efetuar uma compra, mas apenas para se sentir mais seguro emocionalmente.
1. INTRODUÇÃO
O comportamento humano e o de consumo obedece a vários fatores, extrínseco e intrínseco a cada indivíduo. Cada um possui suas características, e é influenciado a comprar de acordo com estímulos variáveis. A busca de um melhor entendimento deste comportamento nos fará conhecer melhor a atitude do consumidor e como ele é influenciado, a fim de criar novas estratégias de venda e/ou melhorá-las, aplicando o contexto ao trabalho de cada um.
Atualmente o excesso de concorrência exige cada vez mais das empresas a adoção de uma equipe de marketing eficiente, a fim de manter a empresa no mercado.
Através de rastreamento bibliográfico poderemos discorrer sobre o assunto e fazer entender da importância do mesmo para a disciplina.
2. UM MODELO DE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
O ponto de partida para compreender o comportamento do comprador é o modelo de estímulo e resposta conforme tabela. Estímulos ambientais e de marketing penetram no consciente do comprador. As características do comprador e fatores influenciadores levam a certas decisões de compra.