Ginástica artistica
O professor Marcelo Miyashiro - Bacharelando em Educação Física - USP - 2003. Destaca que existem crenças e incertezas do público em geral acerca da influência da atividade física e do treinamento esportivo sobre o crescimento em estatura de crianças e adolescentes. A atividade física regular é freqüentemente recomendada como favorecedora desse processo. Por outro lado, o treinamento esportivo em ginástica artística é muitas vezes apontado como sendo a causa da baixa estatura relativa dos atletas nessa disciplina. Afirmações como "quem faz ginástica olímpica fica baixinho" são comuns. Portanto, será apresentado neste trabalho o que realmente apresentam as pesquisas científicas sobre a polêmica em questão. Será que a Ginástica Artística realmente tem influência direta na alteração do desenvolvimento físico das crianças?
O professor Marcelo Miyashiro, indaga. Afinal, existe ou não influência da atividade física e do treinamento esportivo sobre a estatura? Se existe, será positiva ou negativa? Como a ginástica artística se encaixa nesse contexto?
1.1 Atividade física regular versus treinamento esportivo
Inicialmente, convém estabelecer de maneira geral a diferença entre atividade física regular e treinamento esportivo.
Atividade física regular corresponde à prática de determinada atividade ou disciplina(s) atlética(s) (como natação, basquete, ginástica, etc.) com determinada freqüência e com objetivos de saúde ou bem-estar e lazer.
O treinamento esportivo diz respeito à especialização na prática de uma disciplina atlética, de maneira metódica e freqüentemente rigorosa, com objetivos de competição.
1.2 Atividade física regular e crescimento em estatura
De acordo com MALINA (1989, 1991), a prática regular de atividade física tem pouco ou nenhum efeito sobre o crescimento em estatura. Contrariamente a tal afirmação, em certos estudos que compararam grupos de indivíduos submetidos a um certo período de treinamento com indivíduos