O comportamento do consumidor no século XXI
Campus Paulista
Gestão de Marketing
Comportamento do Consumidor
O comportamento do consumidor no século XXI
Orientadora Profª. Tereza Carelli
Universidade Paulista – UNIP
São Paulo/SP – 2014
O comportamento do consumidor no Século XXI
Em uma época em que o consumo parece não ter limites, como as marcas podem se posicionar de maneira a atingir os consumidores- alvo? Quais são os padrões de comportamento que podem ser identificados como “chaves” para despertar o interesse no cliente? São muitas informações que devem ser analisadas.
Hoje em dia o consumidor tem acesso a muito mais informações, e é bombardeado diariamente com mensagens sobre o que comprar, como e quando comprar. E o que mais conta hoje em dia é o “por quê” comprar. São muitos motivos que levam uma pessoa a decidir por um e não por outro produto. Desde razões emocionais, até influencias de outras pessoas. Quando recebe seu salário, uma pessoa tem depois de todas suas obrigações cumpridas, a possibilidade de “se presentear” com bens de consumo que mais os agradam.
Com a internet e as redes sociais, as pessoas obtêm informações sobre os mais diversos tipos de produto. São resenhas, sites sobre reclamações, opiniões de vários usuários e propagandas mais veladas, que praticamente convencem você de que a pessoa usou tal produto e realmente está satisfeita. Um estudo realizado pelo Banco Barclays, no Reino Unido, mostra uma tendência cada vez maior de compras influenciadas e feitas por redes sociais. Estima-se que em dez anos, esse número vai aumentar em 53%.
Com a ascensão das classes sociais que antes não tinham acesso a tantos bens de consumo, nota-se um aumento pela procura de itens antes exclusivos da classe média. Houve sim um aumento de salário, mas não o suficiente para que os consumidores possam planejar viagens ou comprar bens mais caros. Então os consumidores acabam “se mimando” com itens do