sociedade do conhecimento
Diversas expressões são utilizadas para denominar a sociedade do século XXI, os conceitos mais sólidos e conhecidos são: Sociedade da Informação, Sociedade em Rede, Sociedade do conhecimento, Sociedade Tecnológica, Sociedade Pós Industrial entre outras denominações. Segundo Sebastião Squira (2006), é vasto o território da Sociedade do século XXI e cada autor “enfoca o assunto de um diferente ângulo e objetivo com os mais diferentes pressupostos teóricos e segmentação científica” (SQUIRRA,2006, p.4).Entretanto o que nos vale para este trabalho são os pontos em comum existentes nessas expressões, uma vez que elas discutem a sociedade a partir das mudanças ocorridas com o advento das novas tecnologias,da internet, da comunicação e do conhecimento.
1.1. Sociedade Pós- Industrial, Sociedade da Informação e do Conhecimento
Como dito anteriormente são muitos os conceitos e expressões utilizados para explicar a sociedade atual, neste trabalho, para um entendimento mais claro trabalharei com os conceitos de Sociedade Pós-Industrial, Sociedade da Informação e Sociedade do Conhecimento remetendo a um mesmo período.
Antes de entender a sociedade e a economia atual vale realizar breve uma análise das economias mais antigas para entender o processo de transição. Na economia baseada na agricultura dois eram os fatores essenciais para o sucesso econômico: a terra e a mão de obra, não que o capital e a tecnologia (como o arado, por exemplo) não fossem importantes para a sobrevivência da economia, porém sem terra e mão de obra era quase impossível alcançar o sucesso. Com a Revolução Industrial a agricultura deixa de obter o papel central na economia, que passa a ser exercido pelas indústrias na qual o capital e o trabalho tornam-se as principais forças para o desenvolvimento econômico.
Para explicar as diferenças entre as épocas Bell (1974), diz que a sociedade pós-industrial é uma sociedade da informação, e que a economia de serviços indica o