As tendencias e o design
RESUMO: As constantes transformações sociais, culturais e políticas influenciam diretamente a vida das pessoas e delimitam suas necessidades e gostos. As tendências têm o papel de sinalizar por meio desses fatos as preferências das pessoas em relação aos objetos, podendo ser, portanto, grandes aliadas do design, já que este trabalha com projeto que é uma atividade de planejamento do futuro. Neste contexto, este trabalho teve por objetivo caracterizar o emprego das tendências de projeto de mobiliário no Brasil e no mundo. Para tanto: foram estudados aspectos teóricos que deram origem à fundamentação; e uma pesquisa de possíveis referências para o desenvolvimento de móveis no Brasil. Os resultados indicaram: o uso incorreto e equivocado do conceito de tendência e o desconhecimento do modo que elas operam; a falta de conhecimento a respeito do perfil do consumidor nas indústrias do setor; a preocupação com as vendas e não com o consumidor enquanto “usuário” do móvel; e por fim, a existência de fontes brasileiras de referências, mas a falta de profissionais especializados que poderiam decodificar essas fontes.
Palavras-chave: tendências, design, móveis século XXI.
1. INTRODUÇÃO
O seguinte artigo traz resultados de um estudo sobre as tendências do design para o desenvolvimento de mobiliário no Brasil e no mundo no século XXI.
O tema 'Tendências e o Design' é uma informação estratégica em diversos setores da economia, tema de seminários e fóruns de debate cujo objetivo é refletir sobre o que está na cabeça dos consumidores, os movimentos da moda, da arquitetura, da nova estrutura social e de tudo aquilo que influencia nossa decisão de compra.
Para o Centro de Design do Paraná (2008) a indústria de mobiliário brasileira ainda “engatinha” quando o assunto é acompanhar as mudanças do perfil do usuário. Isso porque as estratégias são continuamente aperfeiçoadas