Espécies nativas do Cerrado
Técnico
ISSN 1517-1469
Planaltina, DF
Abril, 2004
Cultivo de Espécies Nativas do Bioma Cerrado
Eny Duboc1
Introdução
A primeira preocupação que se deve ter ao adquirir mudas de qualquer espécie é com sua qualidade. O comprador deve se preocupar com a qualidade sanitária e com o desenvolvimento da muda na parte aérea e no sistema radicular, tomando cuidado para que este não esteja enovelado. Assim, mesmo que as mudas adquiridas sejam de qualidade, para seu desenvolvimento no local definitivo, alguns cuidados são necessários à sanidade e ao bom crescimento.
A informação técnica mais relevante é aqui apresentada para facilitar os interessados no plantio de espécies arbóreas nativas do Bioma Cerrado.
Em primeiro lugar, deve-se escolher a espécie correta de acordo com seu interesse e adequada às condições do local de plantio. Desse modo, a escolha deve levar em consideração: • Objetivo do plantio, como por exemplo: estabelecer um pomar, recuperar uma área desmatada, recompor a vegetação nativa de Mata de Galeria ou do Bioma Cerrado em áreas de preservação permanente ou áreas de reserva legal, obter madeira e outros produtos florestais ou apenas sombra e decorar o jardim da residência;
• Localização da área e seu estado de conservação em relação à vegetação natural remanescente; e,
1
Enga. Agrôn., M.Sc., Embrapa Cerrados, enyduboc@cpac.embrapa.br
• Condições do solo e de topografia, como fertilidade e presença de erosão, neste último caso, consulte um técnico de sua preferência, pois esta deve ser controlada antes do plantio das mudas.
Pomar Caseiro
Quando se objetiva a formação de pomar, deve-se diversificar ao máximo as espécies frutíferas. Com isso, pode-se obter frutas durante a maior parte do ano, e a diversificação contribui para reduzir o ataque de pragas e doenças. A sanidade do pomar e a adubação correta permitem oferta de frutos diversos, com qualidade.
A escolha de espécies nativas