EPI, EPC - Técnico em Edificações
SENAI – SC
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
3ª FASE
UNIDADE CURRICULAR:
ORGANIZAÇÃO NO CANTEIRO DE OBRAS
EPI's E EPC's UTILIZADOS NO CANTEIRO DE OBRAS.
BRUNA DE SIQUEIRA M.
PALHOÇA
2013
1. INTRODUÇÃO
Sabe-se que a segurança vem como primeiro quesito para a conclusão de um serviço rápido, de boa qualidade e com uma eficiência sem igual, em todas as áreas de atuação. Não seria diferente na construção civil. Já foi estudado que tal organização em busca de segurança começa no planejamento do canteiro de obras, não podendo ser deixado de lado durante sua execução.
Pensando nisto, abordarei neste os equipamentos de segurança utilizados dentro dos canteiros e obras, tanto de forma individual de cada operário – EPI (Equipamento de Segurança
Individual) -, como na forma coletiva do grupo – EPC (Equipamento de Segurança Coletivo).
2. METODOLOGIA
O canteiro de obras, quando não bem planejando e preparado para promover a segurança, é considerado uma mina de acidentes, devido ao grande número de equipamentos, materiais e substâncias tóxicas ali presente.
Uma das formas de manter a segurança dos operários é providenciando os Equipamentos de Proteção Coletiva, que nada mais são do que equipamentos construídos com materiais de qualidade e instalados nos locais necessários assim que identificado o risco, gerando proteção a um grupo de pessoas que realizam seus trabalhos.
Dentre o amplo grupo de equipamentos pertencentes ao EPC, temos os principais citados abaixo: •
Guarda-corpo: É o anteparo rígido, que deve conter um travessão superior, intermediário e rodapé, com tela ou outro material que garanta o fechamento seguro das aberturas.
•
Plataforma: Dividida em principal e secundária, na qual a primária deve ser instalada no entorno do edifício após a concretagem da 1ª laje sendo retirada apenas após o término do revestimento, e a secundária sendo instalada a cada 3 pavimentos sendo retirada após