O comportamento da unidade no setor de produção
Essa teoria, por meio da utilização de hipóteses básicas, e de um mecanismo adequado de raciocínio, procura explicar o comportamento do consumidor quando este, ao atender suas necessidades, realiza o seu processo de consumo.
Na Teoria da Produção a unidade econômica em estudo e a firma ou empresa. Assim esta teoria visa proporcionar ao produtor a base racional necessárias para suas decisões, com relação à produção, que é precondição para se chegar a oferta.
O comportamento da unidade do setor da produção - a firma- é estudado por uma outra parte da Teoria Econômica, denominada Teoria da Firma. Esta última, utilizando também hipóteses de trabalho e um adequado mecanismo de raciocínio, procura explicar o comportamento da firma quando esta última desenvolve a sua atividade produtiva
Quando se analisa a Teoria da Firma na parte específica em que trata do problema da produção, dos custos de produção e dos rendimentos da firma, em última análise está-se estudando o que na Teoria Microeconômica é conhecido como a Teoria da Produção. De certa forma, o grande título Teoria da Firma é geral e abrange a Teoria da Produção, a Teoria dos Custos, e a análise dos Rendimentos da Firma.
A importância do estudo da Teoria da Produção reside no fato de que:
1. seus princípios gerais proporcionam as bases para a análise dos custos e da oferta dos bens produzidos; e
1. seus princípios, também, se constituem peças fundamentais para a análise dos preços e do emprego dos fatores de produção, bem como da alocação desses fatores entre os diversos usos alternativos na economia.
Para um melhor entendimento, alguns conceitos básicos sobre a Teoria de Produção