Economia em transporte
Economia de Transportes Antônio Artur de Souza, Ph.D.
1
ECONOMIA
• Ciência
que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos a fim de satisfazer as ilimitadas necessidade humanas; É a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. • Estuda como alocar recursos para satisfazer todas as necessidades.
2
1
ECONOMIA
É "a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos“ (Robbins, 1932) Escassez significa que os recursos disponíveis são insuficientes para satisfazer todas as necessidades e desejos. Este é o “problema econômico”. A Economia envolve portanto o estudo das escolhas, que são afetadas por incentivos e recursos.
3
MOVIMENTO CIRCULAR DA ECONOMIA
MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
Demanda FAMÍLIAS Oferta
Oferta EMPRESAS Demanda
MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO
2
ECONOMIA
• A economia é o estudo das escolhas feitas por pessoas quando existe escassez, ou seja, quando existem limites ao que os indivíduos podem obter. • Na maior parte das sociedades os recursos não são alocados por um único planejador central, mas pelas ações combinadas de milhões de famílias e empresas. • Os economistas, portanto, estudam como as pessoas tomam as decisões: o quanto trabalham, o que compram quanto poupam e como investem suas poupanças.
5
ECONOMIA
A economia é uma ciência social, tanto quanto a ciência política, a psicologia e a sociologia. Ela pode ser definida como o estudo da alocação (utilização) dos recursos escassos na produção de bens e serviços para a satisfação das necessidade ou dos desejos humanos. Portanto, sua principal tarefa é descobrir como o mundo econômico funciona.
6
3
ECONOMIA
•A escassez é uma situação na qual os recursos – tudo aquilo que usamos para produzir bens e serviços –