economia
Professor: José Augusto Zaguini
Disciplina de Princípios da Economia aplicados à Comunicação.
DEFINIÇÕES DE ECONOMIA
Primitivas – Um ramo do conhecimento essencialmente voltado para a melhor administração do Estado, sob o objetivo central de promover o seu fortalecimento.
Clássicas – A Economia Política torna conhecida a natureza da riqueza; desse conhecimento de sua natureza deduz os meios de sua formação, revela a ordem de sua distribuição e examina os fenômenos envolvidos em sua destruição, praticada através do consumo.
Contemporâneas – A Economia é a ciência que examina a parte da atividade individual e social essencialmente consagrada a atingir e a autilizar as condições materiais do bem estar. (well fear)
OBJETO DA ECONOMIA
A natureza e as origens da riqueza (A. Smith)/clássico;
A repartição da riqueza pelo foco da sua formação (D. Ricardo)/clássico;
As forças que governam o volume da produção e do emprego em seu conjunto/análise das flutuações da atividade econômica (J.M. Keynes) contemporâneo. METODOLOGIA DA ECONOMIA
Reconhecimento - Descrição e classificação dos fatos reais.
Indução - Levantamentos de hipóteses sobre o comportamento da realidade.
Dedução - Processo apriorístico que, partindo do conhecimento de determinados aspectos da realidade, levanta hipóteses sobre o comportamento de outros aspectos não inteiramente conhecidos. AS LEIS ECONÔMICAS
As leis, teorias e modelos econômicos devem ser entendidos dentro dos limites circunstanciais das ciências sociais.
As leis econômicas são leis de probabilidade e não relações exatas; são leis hipotéticas e estatísticas.
Lei formuladas, por exemplo nas relações existentes: entre preços e quantiades procuradas *(Demanda); e/ou, da relação entre os níveis da renda pessoal disponível e do consumo agregado (Agregados macro- econômicos); da relação entre preços e quantidades ofertadas *(Oferta).
(nível de equilíbrio do preço nas curvas