O coliseu
O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano ou Flávio, foi construído no período da Roma Antiga. Localizado no centro de Roma, é uma exceção de entre os outros anfiteatros, pelo seu volume e relevo arquitectónico. Originalmente capaz de abrigar perto de 50,000 pessoas, e com 48 metros de altura, era usado para variados espetáculos. Foi construído a leste do Fórum Romano e demorou entre oito a dez anos a ser terminado.
O coliseu, na Roma Antiga, tinha a função de entreter a população. Nele se realizavam diversos espetáculos, como lutas entre gladiadores. Acredita-se até que, em certas ocasiões, o anfiteatro enchia-se de água, através de um avançado sistema de canais e comportas, para que pudessem realizar-se batalhas navais.
Na sociedade daquela época, o coliseu servia como uma distração para a população. Os espetáculos eram grátis, e neles, além de assistir a todos as atrações, as pessoas podiam comer sem ter que pagar. Tudo isso era muito útil para deixar contentes a todos os plebeus e membros das camadas mais baixas da sociedade, distraído-os de seis problemas e condição social.
O COLISEU
Após sofrer danos causados por um terremoto, o Coliseu deixou de ser usado para espetáculos. Ao longo da história o anfiteatro passou por varias tentativas de restauração, foi utilizado como igreja, cemitério e forte, foi saqueado varias vezes e danificado por outro terremoto no século IV.
Atualmente, apesar de estar em ruínas, é a maior atração turística de Roma e as vezes, sedia pequenos eventos, pois poucas pessoas podem ser acomodadas na estrutura, devido ao seu estado de conservação.
Apesar de ter passado por tantas transformações ao longo da história, o coliseu, servindo antigamente como propaganda do Império romano, até hoje lembra o mundo do que representava, imortalizando a Roma Antiga.