Coliseu
Os telespectadores tinham o ingresso e comida servida durante o espetáculo, tudo de graça.
Em latim, "Coliseu" quer dizer "grande" ou "colossal". O nome se deve ao Colosso de Nero, que ficava ao lado do anfiteatro
Começou a ser construído em 72 d.C por Flávio Vespasiano, foi construído por mais de 60.000 escravos judeus, e demorou 9 anos para ser finalizado, que foi em 80 d.C pelo então imperador Tito.
Construído em mármore e pedra vulcânica, travertino(uma rocha calcária) e ladrilho( placa cerâmica) , dividindo as arquibancadas em três partes com a finalidade de separar por completo as classes sociais romanas, os mais importantes, como o Imperador e a Monarquia ficava perto da arena, e quanto maior os andares, os empregados ficavam a cima.
Em 2007 foi eleito uma das 7 maravilhas do mundo.
É um patrimônio da Humanidade, título conferido pela UNESCO.
É o ponto turístico mais visitado da Itália.
Não se sabe ao certo o que acontecia nos eventos dentro do Coliseu, mas o mais provável, e que fontes indicam é a luta de Gladiadores, a morte de Cristãos, luta de animais com humanos e inundaram duas vezes o Coliseu, afim de imitar batalhas navais com miniatura de navios.
Os eventos eram parecidos com o futebol atual, tão esperado e idolatrado quanto.
Houveram muitos desastres naturais que devastaram a estrutura do Coliseu, mas foram os terremotos de 847 d.C e de 1231 d.C que provocaram a maioria dos danos que existem hoje.
O Coliseu foi construído durante o Império Romano, entre os anos 70 e 80 da nossa era, durante os governos dos imperadores Vespasiano e Domiciano.
Localiza-se em Roma (capital da Itália).
Este anfiteatro era utilizado como palco de lutas de gladiadores, espetáculos com feras e até batalhas navais, pois o Coliseu possuía um sistema que transformava a arena num grande lago.
Em sua construção foi usado mármore, ladrilho, tufo e pedra travertina.
Tinha capacidade para receber até noventa