O COACHING NUMA PERSPECTIVA MULTIPROFISSIONAL
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a saúde mental não é definida simplesmente pela ausência de doenças e sim por um estado de bem-estar físico, mental e social. Ademais, o conceito de saúde mental abrange o bem-estar subjetivo, a auto-eficácia reconhecida, a autonomia, a competência e a auto-realização do potencial intelectual e emocional, dentre outros aspectos. O Coaching é um processo de autoconhecimento e de descoberta voltado tanto para a vida pessoal, quanto para a vida profissional a partir de metas e objetivos em curto, médio e longo prazo. Quanto à Psicologia, Coaching e a terapia se diferenciam.
Objetivo
O objetivo deste trabalho é entender a relação que se estabelece entre a ferramenta de trabalho Coaching e os conhecimentos da Saúde Mental e Trabalho. Vislumbrando adquirir maiores conhecimentos quanto ao conteúdo investigado e aprimorar os já obtidos.
METODOLOGIA
Utilizou-se como metodologia um questionário estruturado com respeito ao Coaching e suas implicações. Compunham o questionário 09 perguntas, sendo duas delas direcionadas apenas aos profissionais da área de Psicologia. Foram entrevistados 03 profissionais com formação em Coaching, um deles era um Administrador de empresas, e as outras duas, Psicólogas.
Resultados
Os profissionais entrevistados responderam a questões referentes à aplicação do Coaching, aos benefícios que podem ser proporcionados, e à relação que este processo estabelece com a saúde mental. Segundo eles o Coaching é um processo que pode ser desenvolvido em indivíduos, grupos ou empresas para aumentar seu desempenho garantindo assim resultados positivos através de ferramentas e técnicas profissionais. Este pode ocorrer de formas presencial ou on-line; semanal, quinzenal ou mensal. Quanto à relação do Coaching com a saúde mental, a Psicóloga entrevistada aponta: “O processo de Coaching leva o cliente a buscar novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer com que ele amplie suas