Do dp ao rh estrategico
Ainda hoje não é difícil achar empresas tratando o setor de RH como departamento de pessoal. Existe um atraso conceitual e operacional de pelo menos 10 anos por parte dessas empresas, pois foi no final da década de 90 e inicio do ano de 2000 que surgiu fortemente o conceito de RH estratégico.
O dp tem sim seu papel no departamento de RH ou na gestão de pessoas, porem é um departamento puramente operacional sem intuitos estratégicos.
O departamento de RH com foco estratégico contribui com dados para que gestores tomem decisões importantes para o negocio da empresa, como também na vida em sociedade. As mudanças nos padrões de conduta impõem novas demandas nas relações dentro e fora da empresa, exigindo das organizações um aprimoramento de suas políticas e práticas também no que se refere gestão de pessoas.
Atualmente as empresas precisam valorizar seus talentos e recursos internos para fortalecer o presente e construir o futuro visando um desenvolvimento sustentável do negócio. O RH precisa ser efetivo e competente em todas as suas atribuições em se descuidar dos processos tradicionais, pois se falhar nesse aspecto não terá credibilidade necessária para trabalhar na gestão estratégica.
A estratégia é a definição de como os recursos serão alocados para atingir determinado objetivo. Esta fase estratégica foi demarcada operacionalmente, segundo Albuquerque (1980), pela introdução dos primeiros programas de planejamento estratégicos atrelados ao planejamento estratégico central das organizações.
Foi neste novo momento que foi registrado as primeiras preocupações em longo prazo, com seus trabalhadores e que o GRH, passou de uma posição gerencial de terceiro escalão á ser reconhecido como Diretoria, em nível estratégico nas organizações.
“De todas as decisões que o executivo toma, nenhuma é tão importante quanto as decisões sobre pessoas porque elas determinam a capacidade de desempenho de uma organização” (Peter Drucker)
1.