Departamento pessoas
Etapa 3 Passo1
O departamento pessoal dentro de uma empresa já existe bem antes da própria aréa de Recursos Humanos, entretanto a área de departamento pessoal confunde-se muito com o da área de Recursos Humanos.
Na área de departamento pessoal, hoje em dia esse departamento é citado por muitos autores como simplesmente uma área de pagadoria, pois a administração de RH evoluiu de tal forma que agregou muitas atividades, inclusive aos inerentes de departamento pessoal.
Os pagamentos, admissão e demissão eram executados por um contador, pois isso ainda ocorre em micro e pequenas empresas.
O foco do RH na década de 70 a 80 passou a ser caráter estratégico. A principal função da Gestão de Recursos Humanos era integrar suas áreas e como estratégia corporativa da empresa.
A área de RH passa a fazer referência da competitividade e da agregação de valor para o negócio e os clientes, a área de RH em algumas empresas chegam a ser a chave para a vantagem competitiva.
Existem quatros modelos de gestão:
- Gestão de pessoas com departamento pessoal.
- Gestão de pessoas como gestão do comportamento humano.
- Modelo estratégico de gestão de pessoas.
- Gestão de pessoas como vantagem competitiva.
Na transformação do DP em RH, analisando os quatros modelos ainda se apresenta nos dias atuais.
O DP ainda possui papel de fundamental importância nas micros e pequenas empresas, pois continua sendo RH.
Independente do porte da empresa, onde o profissional de DP está inserido, os processos para ter um departamento pessoal , competitivo, e para não ser apenas um centro de custo da organização, e sim de resultados, e que os DP não devem se limitar apenas de cadastro admissionais, pagamento mensal dos empregados e férias anuais, os profissionais de DP devem se exercer a função de orientar os funcionários, e motivá-los, nas demais áreas da empresa, para o