O CASO DOS IRMÃOS NAVES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
COLEGIADO DE DIREITO
ÍTALO DE SOUZA DANTAS MOREIRA
FICHAMENTO:
O Caso dos Irmãos Naves
(Chifre em Cabeça de Cavalo)
Fichamento apresentado no curso de Direito da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Sociologia Geral e Jurídica no 4º período, sob a orientação do professor José Marcelo Domingos de Oliveira.
Paripiranga
Abril de 2014
REFERÊNCIA:
BERNARDET, Jean Claude; PERSON, Luiz Sérgio. O Caso dos Irmãos Naves: chifre em cabeça de cavalo. São Paulo: Fundação Padre Anchieta/Imprensa Oficial, 2004. (Coleção aplauso cinema Brasil).
RESUMO: (sintetize mais as informações)
Jean Claude Bernardet nasceu na Bélgica, de família francesa. A infância foi passada em Paris, e veio para o Brasil com sua família aos 13 anos, naturalizando-se brasileiro em 1964. É diplomado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e doutor em Artes pela ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP. Tornou-se grande interlocutor do grupo de cineastas do Cinema novo, e especialmente de Glauber Rocha, que rompeu com ele a partir da publicação de Brasil em Tempo de Cinema (1967). Participou de vários filmes, como roteirista e assistente de direção, eventualmente como ator em pequenos papéis. Tendo Livros Publicados e filmografia: 1967: O Caso dos Irmãos Naves (roteirista, com Luís Sérgio Person), dentre outros;. Luis Sérgio Person, nasceu em São Paulo, tinha formação como diretor, ator, roteirista, ficou conhecido sobretudo por ter dirigido, "O Caso dos Irmãos Naves". Faleceu em um acidente automobilístico em 7 de janeiro de 1976. Tendo uma coleção de filmografia os já citados acima dentre outros.
Ingenuidade da Família Naves
“SEBASTIÃO – Nóis traz uma notícia, seu delegado.” (pag. 62)
“JOAQUIM – É, seu tenente, a mãe pode contá... Tem uma pista boa pra se achá o Benedito...” (pag. 62)
“ANA ROSA – O senhor me dá licença pra falá, seu