o caso dos denunciantes invejosos
Fuller publicou muitas obras do direito civil, mas ficou conhecido com um ensaio literário intitulado` O CASO DOS EXPLORADORES DE
CAVERNAS´´, publicado em 19749.
Neste ensaio, Fuller apresenta um caso imaginário onde cinco exploradores ficam presos em uma caverna e decidem que para permanecerem com vida ate que sejam encontrados, terão que matar um dos integrantes do grupo para alimentar se, visto que não dispõe de alimentos suficientes para a manutenção de suas vidas em tais condições autor adota uma posição moralista e seu objetivo é provocar uma discussão sobre o que é justo e o que é injusto.
Nesta obra, o autor expõe varias opiniões sobre a possível condenação dos quatro exploradores por homicídio doloso, ou seja, quando há intenção de matar, e por meio destas opiniões convida o leitor a reflexão do caso.
O CASO DOS DENUNCIANTES INVEJOSOS é uma obra de ficção, com base nas ditaduras do século XX, e objetivamente no regime nazista alemão. Tais regimes ditatoriais, na época se autodenominavam como estado de direito, com suas constituições e leis que não divergiam muito das leis dos países democráticos.
Fuller posiciona o leitor no contexto de sua obra como ministro de justiça de uma nação de vinte milhões de habitantes.
Este pais viveu por muito tempo sobre o manto de um regime político pacifico, constitucional e democrático.
No entanto, este cotidiano foi alterado por uma grave crise econômica, e agravada por grupos de pensamentos político, econômicos e religiosos que não eram capazes de entender se.
Havia então, entre outros um partido político que se denominava camisas púrpuras. Em uma eleição obscura, foi eleito como presidente da republica o chefe deste partido, e como era de se esperar seu partido obteve também a maioria das cadeiras