O Capital Psicológico
Questões:
1. Explique os 4 estados psicológicos.
O Capital Psicológico Positivo aborda quatro dimensões psicológicas fundamentais para um desempenho com sucesso:
Eficácia: mede a relação entre os resultados obtidos e pretendidos.
Pessoas com essa característica normalmente faz escolhas positivas, esforçam-se mais para alcançar os seus objetivos, selecionam tarefas desafiantes, e são mais perseverantes.
Otimismo: é a expectativa de que ocorrerão coisas boas.
As pessoas otimistas são mais facilmente motivadas a trabalhar, encontram-se mais satisfeitas, são ousadas, perseverantes perante obstáculos e contrariedades, e enxergam as dificuldades não necessariamente como falhas, mas como desafios e oportunidades para melhorar o desempenho.
Esperança: a convicção de que um objetivo é alcançável, e que podem ser definidos planos para tornar o mesmo realizável.
Indivíduos esperançosos tendem a encontrar-se motivados e mais confiantes perante uma tarefa e tendem a elaborar vias alternativas quando se deparam com obstáculos, o que resulta num desempenho mais elevado.
Resiliência: a capacidade de enfrentar, vencer e sair fortalecido ou transformado em experiências adversas.
As pessoas com níveis altos de resiliência são mais criativas, adaptam-se mais facilmente às mudanças e são mais perseverantes.
2. Reflita e exponha um exemplo/situação real vivida que demonstre a aplicação desse estado psicológico por você em seu dia-a-dia.
Dentre os estados psicológicos, o que mais se destaca no meu dia-a-dia, é a resiliência, pois no meu trabalho recebo muita pressão, e me sinto capaz de manter o equilíbrio necessário para aguentar e me recuperar de situações negativas, estimulando a capacidade de improvisar em situações novas ou inesperadas, ou seja, de lidar de forma eficaz com a adversidade.