A importância do Pré-sal
A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos).
Um comunicado, em novembro do ano passado, de que Tupi tem reservas gigantes, fez com que os olhos do mundo se voltassem para o Brasil e ampliassem o debate acerca da camada pré-sal.
As reservas pertencem ao povo brasileiro e devem ser usadas em benefício do país, principalmente para aplicações na educação. Por isso, nosso empenho para que toda a sociedade debata a exploração desse recurso natural, em nossa opinião, importante para o futuro da nação.
1 - Estado x Mercado
Nos últimos trinta anos, o mundo presenciou a mais profunda e perversa experiência histórica do capitalismo liberal. Diziam que fome, guerra, desemprego, injustiças sociais seriam varridos para sempre do mundo.
2 - Estatização x Privatização
No Brasil, afirmaram que o Estado era ineficiente, incapaz de resolver os problemas estruturais do país e da sociedade. Nesse embalo liberal, ao longo do governo Collor de Melo e FHC, entregaram a preços insignificantes grande parte da riqueza nacional; grandes empresas, representativas de um tempo do desenvolvimentismo nacional. O símbolo desse modelo corrupto e intolerável foi a privatização da Vale do Rio Doce.
3 - Governo Lula x Governo FHC
Durante os oito anos de (des) governo FHC, a Petrobras viveu seu calvário, inclusive com a tentativa de sua destruição. A poderosa Petrobras atrofiava, enquanto as empresas transnacionais avançavam no controle do petróleo brasileiro. Em função disso, a Petrobras expandiu seus negócios no mercado internacional e hoje é uma das maiores empresas petrolíferas do mundo.
4 - Indústria nacional x Indústria estrangeira A indústria petrolífera é responsável por uma extensa e complexa cadeia industrial e tecnológica, que envolve desde a construção de plataformas e