o cabloco
Nomes: Dora Alice Borges Mundim
Vanessa
Matéria: Segurança no trabalho
Prof.ª: Luis Fernando
Exercícios para nota parcial
1 – Relacione segurança no trabalho e responsabilidade social.
R: A segurança do trabalho se encaixa no contexto de responsabilidade social a partir do momento em que as indústrias garantem que seus empregados retornarão para seus lares da mesma forma como chegaram às fabricas inteiros e sadios. Assim os funcionários passam a ter menos preocupações com atividades laborais e seus processos e indenizações, assim com os trabalhadores que ganham a tranquilidade de estarem protegidos contra danos físicos e morais.
2 – Como a revolução industrial auxiliou na evolução da segurança no trabalho?
R: Foram tomadas as primeiras medidas no século XVIII, EM 1802, o parlamento britânico aprovou a primeira lei de proteção aos trabalhadores a lei de “saúde e moral dos aprendizes” que estabeleceu 12 horas de trabalho por dia, proibia o trabalho noturno, obrigava os empregadores a lavar as paredes da fábrica duas vezes por ano e tornava obrigatória ventilação.
3 – Como relacionar dano e a lesão.
R: Dano está ligado a algo que fazemos que faça mal a alguém, involuntariamente, nocivo. A lesão é toda e qualquer ofensa ocasionada a normalidade funcional do corpo ou organismo humano, seja do ponto de vista anatômico, seja do ponto de vista fisiológico ou psíquico.
4 – Qual a diferença da teoria da culpa para a teoria do risco profissional?
R: A teoria da culpa ocorre quando há uma prova de dano, quem tinha cometido. A teoria do risco profissional ocorre quando o empregador expõem o empregado a determinados riscos, ele era responsabilizado caso ocorresse algum acidente, sem ser discutido a culpa do empregado ou não.
5 – Qual a diferença entre risco e o perigo?
R: Risco é a possibilidade de acontecer algo, é uma incerteza quanto a ocorrência de acidente ou uma série deles e o perigo é a exposição relativa a um risco, que pode