Cabloco
Estudo Comprobatório da Teoria das Filas pela Simulação de Eventos
Discretos
RESUMO
O presente artigo tem como proposta comprovar a Teoria das Filas pela Simulação de Eventos
Discretos (SED), através do uso do mapeamento de processo e da simulação computacional pelo software Promodel. O trabalho também visa à exploração dos pontos fortes e fracos da SED quando comparada a métodos teóricos em geral.
Palavras-Chave: Filas, Simulação, Promodel.
1. INTRODUÇÃO
Esse estudo mostra como modelar o tempo médio de espera em função da capacidade do sistema. Para avaliar o desempenho deste modelo, foi realizado um experimento em uma empresa do ramo ferramenteiro. Por fim, o trabalho propõe melhorias ao processo de produção, objetivando eliminar as atividades que não agregam valor ao processo e reduzir o tempo de espera das peças a serem produzidas na fila da linha de produção e consequentemente, redução de Lead Time.
2. METODOLOGIA
Na pesquisa em questão, a importância da exploração e descrição dos métodos se sobrepõe à do objeto de pesquisa. A abordagem, no caso, sendo quantitativa, destaca a evidência de relações causais, operacionalização de conceitos e conclusões que, conforme o enfoque, podem ser generalizadas.
O conceito de pesquisa descritiva também se aplica ao caso, pois esta tem como objetivo a descrição de características de determinado processo estudado, ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Algumas pesquisas descritivas vão além da simples identificação da existência de relações entre variáveis, pretendendo-se determinar a natureza dessa relação, tendo-se, então, uma pesquisa descritiva que se aproxima da explicativa. Há casos de pesquisas, que, embora definidas como descritivas, proporcionam uma nova visão do problema, o que as aproxima das pesquisas exploratórias.
Metodologia
Abordagem
Quantitativa
Tipo de Pesquisa
Descritiva (Exploratória)
Método de Pesquisa
Experimentação / Simulação
Figura 1 –