Prainha do Canto Verde
A prainha do Canto Verde localiza-se no Ceará. Para o acesso, são apenas 110 km da saída de Fortaleza e 35 km desde Aracati pela estrada CE 040 com boa sinalização. Quando começa a chegar perto da Prainha é só seguir as placas de transito CANTO VERDE.
De acordo com relato oral dos moradores mais velhos, as primeiras pessoas chegaram em 1850, procurando a sobrevivência na pesca. A aldeia original ficava a oeste de onde fica o núcleo hoje. Sendo que a primeira notícia documentada é o “raid” (viagem de aventura) da jangada Sete de Setembro até Belém – Pará em 1928. Em 1974 com as grandes chuvas a Lagoa do Jardim quebrou e destruiu a maioria das casas de taipa, iniciando assim a mudança para o Bairro Vermelho.
Em 1979 um grileiro entra em cena e acaba com a tranqüilidade, dando origem a luta pela terra e a organização da comunidade. Em 1989 com o apoio do Centro de Defesa e promoção dos Direitos Humanos (CDPDH) fundada pelo Cardeal D. Aloisio Lohscheider, foi fundado a Associação dos Moradores da comunidade.
A comunidade surgiu quando Zé Cariri” casou com dona Chica Benvinda, irmã do Joaquim “Cabloco” que junto com a esposa Filismina, construíram a primeira casa de taipa aqui na praia, então Zé Carirri logo depois veio morar aqui também, e Joaquim com Filismina tiveram 12 filhos dos quais descendem muitos moradores daqui, como a Dona Josefa que ainda sobrevive aqui. Bernadinho filho do Zé Cariri que casou com Laurentina. Bernadinho foi um grande homem que aprendeu ler sozinho no mar, com o ABC no chapéu, com seu jeito culto e educado foi um dos poucos homens, que sabia ler e escrever, ele e Laurentina tiveram 4 filhos o Nilton, Nilson, Nelson e Toto. Bernadinho era um grande viajante e conhecia muita gente influente, que com certeza a viagem da jangada 7 de setembro para Belém do Pará, que ele fez junto com seu tio Joaquim Cabloco e o Deca em 1928 contribui para a fama dele. Bernadinho, homem bravo, morreu no mar que tanto amava abraçado