o brincar
Este trabalho abordará questões referentes à infância desde sua antiguidade aos dias de hoje, ressaltando a importância do ato de brincar para o desenvolvimento infantil, a criação e a relevância das brinquedotecas.
O objetivo é compreender o mundo do infantil através da interação com objetos do seu meio, e com outras crianças, enfatizando as brinquedotecas.
A brincadeira é uma atividade voluntária e consciente, é uma forma de atividade social infantil onde a característica é a imaginação os e diversos significados da vida, favorece uma ocasião educativa única para a criança. Sendo assim, é através da brincadeira que a criança representa o discurso externo e o interioriza construindo o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades. Para realizar esse trabalho a metodologia utilizada foi entrevista a crianças com questões referentes à brinquedoteca e sua importância.
E diante das respostas obtidas, refletiremos sobre a brinquedoteca como espaço de ludicidade, que criam e desenvolvem nas crianças a alegria e o gosto de viver suas fantasias.
BRINQUEDOTECA: ESPAÇO DE LUDICIDADE
Apesar da infância hoje estabelecida em sua totalidade, será certo afirmar que as nossas crianças estão sendo tratadas como deveria, em seus direitos? Estamos verdadeiramente respeitando seu espaço seu direito de ser criança? Ou estamos atribuindo a nossas crianças deveres que ainda não lhes cabe executar? Por ainda não terem idade para isso, com agendas cheias, atividades extras fora do espaço escolar? Tirando lhes o direito de brincar por acharmos que é perda de tempo e não tem importância esse ato?
Ainda hoje as crianças de forma diferente, porém muito peculiar estão sendo criadas como adulto em miniatura como na antiguidade. Nem todos têm consciência da importância da brincadeira na vida das crianças, por não acreditar no papel do brincar na vida das crianças, pois oportuniza: aprendizado, conhecimento do mundo, desenvolvimento cognitivo, moral,