O brincar na educação infantil
Este trabalho traz a grande importância das brincadeiras e jogos na educação infantil. A conscientização desta importância cabe ao educador e a escola.
Pela variedade de estímulos que as brincadeiras e os jogos oferecem, tais como: aspectos biológicos, sociais, cognitivos, e afetivo- emocionais, eles deveriam estar presente no cotidiano escolar, em todas as áreas do conhecimento.
Tão fundamentais ao ser humano como o alimento que o faz crescer, são os brinquedos e os jogos. Vão muito além do divertimento. Serve como alicerce para a criança atingir níveis mais complexos no seu desenvolvimento. Hoje temos alunos mais ativos, inquietos e participantes, é preciso repensar na forma de preparação desses alunos para a vida, e não apenas para o mero acúmulo de informações. É preciso pensar na formação desses alunos como um todo, na sua criatividade, suas percepções, seu interior, sua expressão, sua crítica.
A criança deve ser observada sob três dimensões: a corporal, a afetiva e a cognitiva, ambas devem desenvolver simultaneamente. Se uma estiver sendo desenvolvida em detrimento da outra, provavelmente haverá certo desequilíbrio do indivíduo em sua dimensão global.
2 referncial teórico
Tendo como base a LDB 9394/96, o Referencial Curricular para a Educação Infantil, e as disciplinas trabalhadas durante o primeiro semestre de 2012, pudemos refletir a importância para o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil.
2.1 Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil
A criança, mesmo pequena sabe muitas coisas. O brincar surge a qualquer momento, é uma atividade prazerosa, ensina regras, linguagens, etc. Para a criança, a atividade mais importante, é o brincar, pois através da brincadeira, a criança cria sua identidade. Ao brincar, a criança explora o mundo,