o brincar na educação infantil
Os PCN´s nos apontam as potencialidade da utilização dos meios eletrônicos nos afirmando que “ a geografia trabalha com imagens, recorre a diferentes linguagens na busca de informações e como forma de expressar suas interpretações, hipóteses e conceitos.”
Segundo Santos as primeiras atividades devem envolver o próprio corpo da criança, para que as crianças se apropriem do espaço através dos sentidos (visão, tato e audição). Brincadeiras que envolvam habilidades como pular, andar, engatinhar, brincar de roda, com a bola, com cordas, entre outras. Nessas brincadeiras podem ser introduzidas algumas noções geométricas, como a bola e a roda (circulo) e a corda (reta).
Diante o exposto apresentamos o tema da nossa oficina ‘Ambiente e Conservação’ que traz como objetivo geral compreender e cuidar do meio ambiente, valorizando e adotando hábitos responsáveis que possam transformar e conservar o ambiente que temos, em prol de uma vida mais saudável para todos, (antigas e futuras gerações).
Nas ultimas décadas, vêm ocorrendo diversas transformações no meio ambiente que impõe à sociedade desafios até então desconhecidos; como as mudanças na sociedade, a mundialização das relações internacionais e outras cabe a nós educadores desenvolver um trabalho amplo e eficaz com relação a ampliação de conhecimentos em geografia, para que nosso aluno além de um cidadão ativo, seja convicto participativo do desenrolar da carruagem ruma um mundo melhor, um ambiente adaptável sem prejuízos a natureza. trabalhar o tema “ambiente” é aparentemente uma missão fácil, já que ele vem ganhando