O brincar na educação infantil
FONTES DE PESQUISA
1) Modalidade de trabalho de conclusão de curso
Artigo Científico de Revisão Bibliográfica
2) Tema
O brincar na Educação Infantil
3) Revisão da Literatura ou Contextualização
O projeto de pesquisa está contextualizado no ato do brincar na Educação Infantil, no que se refere na suposição deste ato ser significativo no desenvolvimento da criança.
A partir deste contexto, a reflexão estenderá desde as relações com a família, e as influências que a comunidade escolar propiciará para este sujeito, em aspectos cognitivos, psicológicos, físicos e sociais.
Considera-se, nesta pesquisa, a importância dessa atividade, o ato de brincar, como suposto elemento fundamental, no qual a criança terá a oportunidade de se relacionar em sociedade, como também instrumentalizando a construção de conceitos indispensáveis para o convívio social.
Outro foco deste trabalho é a trajetória histórica do ato de brincar e suas ramificações na educação, tal como o que a própria lei, educadores e pesquisadores da área nos faz referência.
4) JUSTIFICATIVA
O trabalho justifica-se pela suposta importância do ato de brincar na Educação Infantil, no que se refere na suposição deste ato ser significativo no desenvolvimento da criança, nos aspectos cognitivos, psicológicos, físicos e sociais.
5) OBJETIVO
- Demonstrar que é possível aliar a teoria à prática, uma vez que a imaginação, a fantasia e a interação social são algumas das possibilidades que o ato do brincar oferece, portanto ser utilizada como ferramenta pedagógica.
6) METODOLOGIA
Esta pesquisa será desenvolvida através de seis momentos:
- Estudo e delimitação do tema em comum acordo com o grupo;
- Pesquisa bibliográfica e fichamento sobre o tema com a seleção dos livros e artigos relacionados;
- Produção da justificativa;
- Elaboração do objetivo;
- Organização da metodologia;
- Preparação do cronograma.
7) CRONOGRAMA
Atividades a serem desenvolvidas