O brasil
Carolina Proença
Jéssica Assali
Larissa Dalcin
Simone Rocha
Viviane Santoro
O BRASIL DE VÁRIOS “BRASIS”.
São Paulo
2012
O Brasil é um país que leva uma carga emocional e cultural muito rica, sua língua sofreu fortes influências por causa da variação de nossas origens históricas de imigrantes que foram surgindo de outros locais, alguns a força e outros por vontade própria, e dos originais donos desta terra: os índios. Somos um povo que não tememos receber a cultura do outro e sim agrega-las aos nossos valores. A melhor forma de notar essa variação cultural é através das variáveis linguísticas que possuímos. “a língua desempenha um papel preponderante, seja em sua forma oral, seja através de seu código substitutivo escrito. E através dela, o contato com o mundo que nos cerca é permanentemente atualizado.” (Dino Preti,1994 p.13).
É através da língua que nos diferenciamos uns dos outros e é inquestionável dizer que as línguas variam, mudam se expandem e morrem. Charles Darwin acreditava que a língua é um organismo vivo, pois ela nasce se desenvolve e morre como já citado acima. Elas marcam nossas mudanças no tempo e no espaço.
Podendo encontrar desde variações geográficas (vocabulários que mudam de região para região); sociais (classe, sexo, idade, grupo étnico, escolaridade e fatores individuais); de registro (formal e informal); estilísticas, semânticas, lexicais e fonológicas.
A nossa linguagem é uma das características que nos destaca dos demais países, a qual nos permite a oportunidade de expressar sentimentos, revelar conhecimentos, e, sobretudo, promover nossa inserção ao convívio social. “A língua funciona como um elemento de interação entre o indivíduo e a sociedade em que ele atua.” (Dino Preti,1997, p. 13). Podemos analisar que a nossa língua veio para o nosso continente no século XVI, sofrendo alterações quando entrou em contato com as línguas indígenas da costa brasileira e posteriormente do